Card image cap
14
maio

Aprender inglês e outros idiomas quando criança? Isso dá certo?

Há 15 anos começava o meu interesse pelo inglês para crianças. À época minha filha tinha 1 ano de idade e nós estávamos assistindo ao jogo do Brasil na Copa, de 2006. Quando uma tia chegou para assistir ao jogo e contou do seu emprego. Era numa escola infantil de inglês. Fiquei empolgada com aquela escola diferente no nosso bairro.


Fui visitar a escola nos dias seguintes e me encantei com a possibilidade da minha filha aprender inglês desde pequena. Ao mesmo tempo me preocupei: “Será que ela não vai confundir as duas línguas?”, “E se ela não conseguir falar português direito?”.


Fui tranquilizada pela coordenadora pedagógica da escola que me explicou que quanto mais cedo a criança ingressasse no aprendizado de outros idiomas, melhor seria seu desenvolvimento, porque o cérebro da criança está limpo, como um HD de computador sem muita informação.


Reportagem do G1, de 19/04/2012, confirma o que aquela coordenadora me falou: “O contato precoce favorece a fala sem sotaques e vícios. ‘Grande parte de estudiosos da língua estrangeira defende a ideia de que a criança deve aprender outra língua ainda na infância por ter mais facilidade de compreensão e interiorização.’ contou a pedagoga Renata Junqueira…. Para os especialistas, as crianças assimilam o aprendizado mais rápido que os adultos.”
1 


O desenvolvimento da minha filha realmente foi tranquilo. A princípio ela misturava as palavras em inglês e português na mesma frase, mas a sua fluência, tanto na língua inglesa, quanto na portuguesa, foi bem desenvolvida. A criança que aprende outro idioma amplia até mesmo o vocabulário em português, dada a diversidade de oportunidades que encontra pela frente.


Se você tem alguma dúvida ou sente insegurança quanto a matricular sua filha ou filho numa escola de idiomas, aqui está uma mãe que descobriu desde 1 ano de idade de cada uma das suas filhas que essa foi a escolha inteligente.

_________________

1 http://glo.bo/HWu1dh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *